domingo, 23 de maio de 2010

Jantar indigesto

Estação Julio Prestes, Sala São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010, 6º edição da Virada Cultural Paulista. Do lado de fora o público esperava o show da cantora Céu, depois de ter ouvido Buena Vista Social Club e Zélia Duncan. Do lado de dentro jornalistas esperavam o prefeito Gilberto Kassab para um jantar, (na verdade nem o Kassab e nem os jornalistas estavam ali para jantar, a ceia foi apenas uma pretexto para que rolasse uma entrevista coletiva).

Mas Kassab não estava sozinho, com ele veio também José Serra, pré-candidato a presidência da república pelo PSDB, ex-governador do estado de São Paulo, ex-prefeito da cidade de São Paulo, ex-ministro da saúde, ex-ministro do Planejamento e Orçamento, cargos que ele nunca ocupou até o fim, ou seja, não chegou a ficar os 4 anos.

A presença de Serra deixou Kassab em segundo plano. O candidato conversou com a imprensa e deixou claro seu interesse em levar a virada cultural para o Brasil inteiro, como ele fez no estado. Falou também da importância de investir em cultura e nas diversas formas de arte para que a população amplie seu repertório. Mas ele mesmo não esta muito a fim de conhecer coisas novas, pelo menos foi o que pareceu.

No final da coletiva eu perguntei quais eventos ele iria assistir, ai ele disse que ia dormir porque acordaria cedo. Insisti:

- O senhor não vai nem a Praça Roosevelt?

E ele:

- Oi? Não entendi?

Eu:

- O senhor não vai assistir nada na Praça Roosevelt?

Ele:

- A, eu cheguei até a ver a programação, mas não tem nada do Satyros. Vou pra casa.

Ele podia ter dormido sem falar essa e eu sem ouvir essa. Menosprezou as atrações do evento que ele criou. Nada contra o Satyros, pelo contrário gosto muito e sei que eles teriam boas recomendações pra dar ao nosso ex-um monte de coisa.


Curiosidade: No início dos anos 60 José Serra teve uma experiência como ator, fez o papel principal da peça Vento forte para papagaio subir, de José Celso Martinez, no grupo teatral da faculdade.

Nenhum comentário: