Logo-logo o Núcleo 1408 estréia, em segunda jornada, "Os Assassinos de Inês de Castro". Os ensaios estão no início. A peça, a tortura e a morte dos dois assassinos da dama, capturados pelo seu amante D. Pedro I (não o nosso, mas o de Portugal do século XIV), e combina os elementos da palavra poética com a ultra-violência das ações físicas. Leia a crítica que fez Maria Lúcia Candeias à montagem original:
Carpintaria Irretocável
(Gazeta Mercantil - Fim de Semana - 24/6/2005)Maria Lúcia CandeiasSão Paulo, 24 de Junho de 2005 -
Dois dos melhores espetáculos em cartaz na capital paulista, "Dança Lenta no Local do Crime" que acabou de reestrear no Teatro da Aliança Francesa e "Os Assassinos de Inês de Castro", em exibição no Espaço dos Satyros são indicações indiscutíveis.
(...)
"Os Assassinos de Inês de Castro", é uma montagem brilhante, mas com bastante violência explícita. Não é à toa, pois focaliza os dois assassinos de Inês sendo açoitados a fim de que paguem por seu erro. O que mais supreende no espetáculo é que se trata de um dos primeiros textos de um novo autor de 19 anos, Rui Xavier que já chegou escrevendo como um veterano. Não contente com esse acerto, o jovem se sai bastante bem na direção que também assina. O elenco, notadamente Daniel Sommerfeld, dá conta do recado. Iarlei Rangel é o Carrasco, Munir Kanaan, D. Pedro, Rafael Castilho, o menestrel, Roberta Uhller, Inês de Castro e Robson Raga, o segundo assassino.
Além dos atores, vale destacar a iluminação de Celso Melez, a preparação corporal de Ana Paula Lourenço, os figurinos de Roberta Marcondes. É um surpreendente começo de carreira e pelo jeito ainda ouviremos falar muito de Rui Xavier, que ao que tudo indica, soube pinçar algumas frases de Luiz de Camões, colocando-as em outro contexto, onde se encaixaram perfeitamente.
Deve ser por isso que Camões consta dos agradecimentos. Quem curte um bom teatro baseado principalmente na peça escrita e na interpretação dos atores, certamente vai gostar muito dos dois espetáculos.
Deve ser por isso que Camões consta dos agradecimentos. Quem curte um bom teatro baseado principalmente na peça escrita e na interpretação dos atores, certamente vai gostar muito dos dois espetáculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário