quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conselhos a Matheus

Matheus vive em Porto Velho, capital de Rondônia, tem 15 anos e está vivendo a sua primeira experiênicia teatral, dirigindo, em sua escola, uma adaptação do espetáculo "Sonho de Uma Noite de Verão". Sua mãe está preocupada, porque ele não come, nem dorme direito, e nem consegue pensar em outra coisa, demonstrando que a obsessão do teatro já se instala em sua alma, e que, se algo não for feito rápido, o menino esteja talvez penetrando nessa estrada sem volta. Ele é primo da Hévelin, e nos mandou uma mensagem pedindo conselhos:
"queria saber em que me focar, porque às vezes eu fico perdido e isso não é bom. em que devo prestar mais atenção? O cenário, estamos conversando, vai ser de papelão. as árvores vão ser árvores de verdade. dá uns conselhos nessas coisas aíiii!"
Abaixo eu publico a resposta que enviei para ele, que talvez tenha algum interesse, se não didático, de registro aqui, na Biblioteca de Babel, onde todos os registros vão ficar até o fim dos tempos:

"Olá, Mateus. Bom, em primeiro lugar aquilo em que você mais deve se concentrar é em manter os atores unidos e conscientes da sua tarefa, como um time de futebol. É importante que todos estejam fazendo a coisa com seriedade e alegria. Os atores são a coisa mais importante do teatro, sem eles o teatro simplesmente não existe. Em relação ao cenário e ao figurino, as coisas tem que ter uma harmonia, uma tem que ter a ver com a outra de alguma maneira - seja por oposição (claro-escuro, duro-macio, e por aí vai...), seja por uma unidade bem clara (fazer tudo do mesmo material, por exemplo), ou por uma combinação de elementos que pareça harmoniosa. Então, para decidir se vc vai usar papelão ou não, vc precisa pensar o papelão ao lado dos outros elementos de cena, as árvores, o figurino, os adereços. Pensando assim, ele fica bonito? Então pode ser de papelão. Mas eu aviso que vc não tem nenhuma obrigação de "construir" um cenário inteiro como o que está no texto. Uma casa, no teatro, não precisa ter paredes. Vc pode usar várias outras maneiras de representar um espaço... Pode ser por um só objeto, por exemplo, quando aquele objeto aparece significa que estamos em tal lugar... no Calígula o cenário são três grandes objetos retangulares pretos com rodinhas, cada vez que eles mudam de posição, significa que estamos em uma casa diferente. O que você precisa para achar a opção correta é soltar a sua criatividade, não no mundo da lua, mas no mundo das coisas, dos objetos. às vezes (é raro, mas acontece) você encontra a coisa que procurava pronta para levar para o palco. Em geral, uma objeto com vocação teatral é aquele que serve para uma coisa no mundo real, mas que levamos a servir para outra coisa no palco.

espero ter sido de alguma ajuda,

Rui. "

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